terça-feira, 15 de maio de 2012

Conceitos Geográficos

Toda ciência necessita de conceitos que auxiliem no entendimento do seu objeto de estudo, e a ciência geográfica não foge da regra. Mas, quais são os conceitos geográficos?

Antes de mencionarmos é preciso saber que, o campo de estudo da geografia é o espaço geográfico, que também é o conceito importante para a geografia.


Espaço Geográfico: é o produto da relação sociedade e natureza. O homem construi o espaço, transforma e retransforma, segundo os seus interesses que podem ser econômicos, políticos, culturais. Nesse espaço verificamos, campos de cultivos, indústrias, cidades, estradas etc.


Paisagem: é o espaço percebido pelos sentidos. É uma unidade visível do espaço. Por ser um conceito que é identificado pelos sentidos, a paisagem se dividem em: paisagem natural, que é aquela onde se constata não haver mudança pelo homem, ou seja, é a paisagem natural; paisagem humana, cultural, artificial, que são aquelas onde se percebe casas, edifícios, estradas, cidades, indústrias, etc.


Lugar: é o espaço cotidiano, vivido. O lugar de um indivíduo é aquele constituídos de lugares onde ele se relaciona no seu cotidiano, por exemplo: escola, faculdade, igreja, ambiente de trabalho, bairro onde reside, etc. Podemos concluir que é no lugar que o homem construi sua identidade, trava suas relações sociais, culturais, econõmicas e políticas.


Região: podemos conceituá-lo como um espaço que apresenta características próprias, que portanto o diferência de outros espaços.  A região é um conceito relevante dentro da geografia, principalmente na docência dessa disciplina.


Território: o território é um espaço de poder. É a base física de um país. No território percebemos as relações de autoridade, portanto há um que exerce o poder e outros que observam. O exercício desse poder se constata de diversas formas: por meios de leis, como a nossa Constituição até leis que são elaboradas pelo crime, como as do tráfico de drogas. Por fim, na visão de Ratzel o território assume um aspecto social por meio do seguinte tripé ou tríade: Estado-Território-Nação.


Rede: é um conceito novo na Geografia e significa as conexões dentro do espaço geográfico por meio das vias e fluxos. Com o avanço tecnológico a rede ocorre também de forma virtual por meio da rede mundial de computados, a internet.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página