quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Clima e a Agricultua


O nosso objetivo nesse texto é apresentar as influências do clima na atividade agrícola, dando destaque a radiação solar, a temperatura e a umidade.
A radiação solar é responsável pelo aquecimento do nosso planeta, precisamente na região dos trópicos. No tocante a agricultura essa radiação é responsável por todo o sistema agrícola, pois o põe em atividade.  É o seu motor. Ela ainda determina a térmica do ar e do solo, influencia na germinação, por meio dos raios ultravioletas, na fotossíntese e no fotoperiodismo. Enfim, são fundamentais para o incremento e progresso dos cultivos.
Quanto à temperatura: a térmica do ar e do solo participam do incremento dos cultivos, sendo a do solo mais relevante por causa da germinação. A temperatura pode até matar uma planta, basta está acima do ponto de congelamento, e quando não morre, retarda o seu crescimento. Claro que estamos tratando de culturas de ambientes quentes. Quando ocorre o inverso, ou seja, temperatura abaixo do ponto de congelamento os efeitos podem ser de congelamento das plantas, desidratação e morte. Em regiões de temperatura elevada, as plantas podem morrer e murchar em virtude da carência de umidade.
Por fim, a umidade, que é controlada pela precipitação e tem uma função fundamental no crescimento agrícola. A água realiza a ação de transportar nutrientes de uma planta à outra. Na fotossíntese tem a função de reagente. Fator essencial na agricultura por irrigação e 90% dela retorna ao ciclo hidrológico por transpiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página