quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Revolução industrial

Márquina a vapor Watt
Nesse texto, abordaremos a respeito do espaço geográfico, que fez surgir à revolução industrial, a difusão da revolução, suas causas e transformações no espaço geográfico.
A revolução industrial teve como palco de origem o espaço geográfico da Inglaterra, no século XVIII. Não demorou muito e logo se expandiu para outras territorialidades. Sua difusão se percebe, não no século de seu surgimento, mas no próximo, na Bélgica, França e depois para os Estados Unidos, atingindo no final do século XIX a Alemanha e Itália – a radiação da revolução industrial alcança o Japão no início do século XX.
Os fatores que possibilitaram a revolução industrial estão associados ao aperfeiçoamento técnico e a acumulação mercantil. Além disso, podemos mencionar o liberalismo econômico propagado por Adam Smith e a criação de diversas invenções, como o motor a vapor, que impulsionou à navegação, a ferrovia, a indústria.
As transformações no espaço geográfico estão conectadas a navegação, que ocasionou o surgimento de indústrias próximas aos portos, e principalmente pela ferrovia, que permite o surgimento de indústrias em áreas agropastoris para reduzir os custos, estando próximas das minas de carvão e ferro, matérias-primas essenciais para as fábricas.  Surgem então, os bairros operários, o crescimento populacional em virtude da migração do homem do campo para as cidades, a poluição do ar, a paisagem acinzentada dos edifícios, a poluição dos canais de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página