quarta-feira, 4 de julho de 2012

Petróleo

Qual a origem do petróleo? Quais os maiores produtores? O petróleo é nocivo ao meio ambiente? Essas questões orientam o presente texto.
O petróleo é de origem oceânica, explicando melhor, é um produto que fora produzido a partir de certas algas marinhas que foram prensadas por uma camada de rocha sedimentar, produzindo uma substância oleosa combustível. Quando o homem encontra esse combustível em terras emersas, a conclusão lógica é que aquele espaço, em determinado tempo geológico foi assoalho de um mar ou oceano.
 Os países que mais produzem petróleo encontram-se no Oriente Médio: Arábia Saudita e o Iraque. É interessante destacar que essa região é uma área geopolítica, pois as grandes nações capitalistas têm fortes interesses no ouro negro, ou seja, no petróleo. Aliás, é justamente as grandes nações capitalistas, como os Estados Unidos que são os maiores consumidores desse combustível no mundo. Daí o enorme interesse nessa área;são grandes os derivados obtidos a partir do petróleo, sendo que, dentre eles, a gasolina e o diesel, são altamente nocivos ao meio ambiente.
 Por fim, as queimas desses subprodutos liberam no ar o CO2, que por sua vez, incrementam a estufa natural da atmosfera, aumentando assim, segundo os especialistas a térmica da camada gasosa – o chamado efeito estufa. O efeito estufa resulta no incremento térmico, como já fora mencionado, no aumento dos níveis dos oceanos, devido ao derretimento das calotas de gelos, inundações de áreas baixas, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página