sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tipos de rochas

Antes de conhecermos os tipos de rochas é interessante conceituar o que é rocha e minerais.
Por rocha entendemos ser um agregado de um ou mais minerais. No Aurélio encontramos ser a rocha uma massa compacta de pedra muito dura. A primeira definição é mais completa, pois fornece mais clareza. Sendo a rocha um agregado de um ou mais minerais, então, o que significa minerais? Teixeira (2000) escreveu acerca do que seriam minerais: os minerais são elementos ou compostos químicos, com composição definida dentro de certos limites, cristalizada e formada naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos, na Terra ou em corpos extraterrestres, como os meteoritos.
Há um ramo da geologia que estuda as rochas conhecida por petrografia, que classifica as rochas em três tipos: rochas magmáticas ou ígneas; sedimentares e metamórficas.
Vamos conhecer mais um pouco acerca desses três tipos de rochas?
As rochas magmáticas, ígneas ou eruptivas possuem formações oriundas da solidificação do material pastoso ou magma. São chamadas de intrusivas ou plutônicas pela razão de serem formadas em profundidades, e vulcânicas, efusivas ou extrusivas em superfície.
As rochas metamórficas são aquelas oriundas das mudanças de outras rochas em virtude de altas temperaturas e pressão diferentes das de sua formação.
Por fim, as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de origem animal, vegetal e de outras rochas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página