terça-feira, 7 de agosto de 2012

Razões para o estudo da geografia agrária

Conhecer a estrutura agrária: por intermédio dessa estrutura há o acesso as relações de poder, as potencialidades de produção e riqueza de uma sociedade. Além disso, os aspectos dessa estrutura servem de fundamentação para sabermos as possibilidades de progresso e as políticas que possam ser tomadas.
Conhecer o conceito de geografia agrária: ciência que estuda o meio rural, sendo que, esse estudo envolve analisar os assentamentos, as atividades e as formas de vida no meio rural.
Entender os conflitos no campo: ao se estudar o espaço agrário, a geografia aborda a questão da reforma agrária. A reforma agrária é uma das lutas pela mudança na estrutura agrária e consequentemente na sociedade.
Compreender outras preocupações: essas se relacionam ao legado natural e cultural para as futuras gerações, os impactos ambientais provenientes das atividades agropecuárias como, por exemplo, do sistema extensivo que promovem desmatamentos e queimadas para a prática agropastoril, e as estratégias ecologicamente sustentáveis.

Como vimos, há várias razões para estudarmos a geografia agrária, aqui incluirmos algumas, mas existem outras que nos motivam, pois esta ciência nos fornece saber essencial para entendermos o espaço agrário, que possuem fortes ligações como o espaço urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página