segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Reflexões Acerca do Desenvolvimento dos Setores Secundário e Primário da Região Centro-Sul

     O Centro-Sul brasileiro é onde se concentra o maior número de indústrias, tornado-a a região mais próspera do Brasil. Como o Centro-Sul alcançou esta posição no setor secundário?
    
      Do ponto de vista da história econômica, podemos associar o desenvolvimento da referida região a produção do café. Foi o café que garantiu as reservas de capitais e posteriormente a sua aplicação no setor secundário.
    
      Portanto, o café foi o motor principal para o sucesso do Centro-sul. Entretanto, estamos presenciando a descentralização industrial, mas não em direção aos estados do Nordeste ou do Norte do Brasil, o que resultaria na melhoria de renda dessas populações e diminuiria as migrações; essa descentralização está beneficiando alguns estados de própria região Centro-Sul, que tem no agronegócio sua principal fonte de riqueza. Dentre esses estados podemos citar o estado de Goiás.
    
     Além do sucesso no setor secundário, possibilitado principalmente pela riqueza oriunda do café, o Centro-sul destaca-se na agricultura moderna. Como, então se explica também o sucesso no setor primário?
   
     O seu sucesso é explicado na referida região pela concentração de capitais e indústrias, pelos melhores solos, pelo grande mercado consumidor e pelas indústrias ligadas ao setor primário.
    
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página