segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sociedade, Governo e Empresas Privadas: Fiscalização e Monitoração das Resoluções Tomadas a Nível Internacional Em Questões Concernentes aos Problemas Ambientais

    
     A conjuntura de um mundo global, proporcionado pela tecnologia, pelos acordos econômicos e políticos, pela influência cultural e científica, faz sentir, nos mais diversos lugares as políticas, as resoluções tomadas no âmbito internacional. Portanto, os locais revelam não somente as identidades nacionais dos indivíduos, mas os aspectos externos, internacionais. O local é uma mistura do perto (interno) e do longe (externo). O homem capitalista é um ser local e internacional. Um eclético. Mas como esse indivíduo eclético pode fiscalizar participando da sociedade, do governo, das empresas privadas as decisões tomadas a nível internacional?  No nosso caso, os acordos relacionados aos problemas ambientais.
     Os acordos firmados podem ser verificados por meio da divulgação a nível local e internacional das medidas que foram executadas. Por exemplo, a execução de infraestrura de baixa emissão de carbono. Assim, a sociedade perceberá que as resoluções estão sendo aplicadas. Obviamente que, a sociedade terá ciência por meio dos meios de comunicações de massas. Além disso, a população tem o direito de cobrar por meio de seus representantes, mas para isso, é preciso conhecê-los; são comprometidos em resolver os problemas ambientais, também é relevante a denúncia de indústrias poluidoras e de empresas não comprometidas com a sustentabilidade.
     O governo por sua vez fiscaliza a aplicação das resoluções por meio dos seus órgãos responsáveis e através das reuniões a nível internacional cobrando e fiscalizando as medidas tomadas em conjunto.
     Por fim, as empresas privadas não só fará o papel de fiscalizador como também podem auxiliar com as resoluções, participando ativamente de projetos ambientais que contemplem os acordos, como a diminuição da emissão de carbonos, implantação de parques eólicos, o tratamento adequado dos resíduos sólidos, recuperação da mata ciliar, educação ambiental, entre outros projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página